Gênero e Diversidade
Coordenadoria de Gênero e Diversidade
Compete acolher e promover políticas, reflexões e ações relativas às relações de gênero e diversidade afetivo-sexual na sociedade, de modo geral, e na instituição, de modo específico, atuando no combate à violência de gênero, à homofobia, transfobia e outras formas de discriminação.
Discentes que desejem solicitar a utilização do Nome Social na UFSCar, devem preencher o Requerimento e encaminhá-lo à SAADE por meio do e-mail saade@ufscar.br.
Diversidade e Gênero: breve panorama histórico, político e conceitual
Projeto TRANSformAÇÃO
O Projeto TRANSformAÇÃO partiu de uma articulação da Coordenadoria de Gênero e Diversidade da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e do grupo de Pessoas Trans e Não-Bináries da Universidade.
Entre outras ações, a SAADE vislumbra realizar um mapeamento da comunidade acadêmica, para melhor conhecer quem são as pessoas que integram a nossa Universidade e levantar subsídios para a elaboração de estratégias que promovam o respeito à diversidade sexual, de gênero e de orientação afetivo-sexual. Para tanto, far-se-á necessária a interlocução com outras instâncias institucionais e entidades externas.
Em agosto de 2022, ocorreu o primeiro encontro com a comunidade acadêmica, inaugurando o Projeto, bem como o levantamento de questões de interesse desta população.
Campanha Institucional "Transformação"
Pensando na sensibilização da comunidade acadêmica acerca de temas que atravessam a diversidade sexual, de gênero e de orientação afetiva-sexual, sobretudo, a partir da conscientização das diferentes formas de violência que acometem a população LBTQIA+, a Coordenadoria de Gênero e Diversidade da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) em parceria com a equipe de Comunicação da UFSCar, desenvolveram Campanha Institucional "Transformação", que engloba ações que serão realizadas ao longo de todo o ano.
A Campanha terá início a partir do instagram @ufscaroficial (link externo), podendo expandir para outros veículos comunicacionais em um futuro próximo.
DEPOIMENTOS:
A UFSCar lança hoje uma série de depoimentos com pessoas trans da comunidade universitária. São estudantes, servidoras, servidores e profissionais graduados na Universidade contando um pouco de suas histórias, conquistas e desafios. Confira os depoimentos!
A série é parte da Campanha "Transformação”, que engloba outras ações que serão realizadas ao longo de todo o ano. É a UFSCar pela diversidade e inclusão! Compartilhe!
Vídeo Inaugural. Depoimento Ângela Lopes
A UFSCar lança hoje uma série de depoimentos com pessoas trans da comunidade universitária. São estudantes, servidoras, servidores e profissionais graduados na Universidade contando um pouco de suas histórias, conquistas e desafios. Confira o primeiro depoimento, feito por Ângela Lopes.
A série é parte da Campanha "Transformação”, que engloba outras ações que serão realizadas ao longo de todo o ano. É a UFSCar pela diversidade e inclusão! Compartilhe!
Depoimento Alice Agnes
“A universidade pública está aberta para você. Você tem um espaço aqui dentro”. Confira o segundo depoimento da campanha ‘Transformação’. Alice Agnes é aluna do curso de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa da UFSCar. Ela conta sobre sua chegada na UFSCar, os desafios e como as bolsas moradia e alimentação são fundamentais para a presença de pessoas trans na Universidade Pública.
Depoimento Victoria Ayumi
Victoria Ayumi, aluna do curso de Ciências Sociais, também integra a Coordenadoria de Gênero da Secretária Geral de Açôes afirmativas, Diversidade e Equidade e o Grupo de Trabalho Transformar da UFSCar. Ela conta sobre as ações que tem desenvolvido para ampliar o acesso á informação e aos direitos da população trans.
Depoimento Fernanda Marciano
A cientista social Fernanda Marciano foi a primeira travesti a ingressar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e a primeira travesti negra a se formar em Ciências Sociais pela UFSCar. “As travestis, como no meu caso, precisam ser pioneiras, precisam tomar a frente, precisam liderar”. Confira mais um depoimento da campanha ‘Transformação’.
Depoimento Alex Kreibich
“Quando eu venho para a UFSCar, é quando eu tenho contato com as pessoas que entendem as problemáticas, que passam pelas mesmas coisas que eu passo. Foi um processo de me encontrar nos espaços, de ver que tudo que você sonha tanto, deseja tanto e luta por, é uma possibilidade concreta, sabe? Graças ao engajamento de muitas pessoas que vieram antes de mim, a gente foi percebendo uma mudança na cultura aqui dentro. É esse processo que permite que pessoas que jamais poderiam se pensar dentro desse espaço, conseguem não só ocupar, mas transformar ele”.
Confira o depoimento de Alex Kreibich, pessoa trans não binaria, autista, estudante do curso de Imagem e Som da UFSCar, em mais um vídeo da campanha ‘Transformação’.
Depoimento Agatha Johann
“Foi bem afirmativa a minha chegada aqui. Eu esperava que ia ser pior. Eu tinha medo de muitas coisas, de nome errado, pronome errado, de não poder usar o banheiro que eu queria usar. Hoje, 90% do tempo, eu me sinto confortável usando o banheiro feminino. Eu quero tentar seguir uma carreira acadêmica. Eu só espero que vai ser muito difícil, mas eu vou continuar tentando. Eu não conheço nenhuma trans acadêmica na Linguística e eu serei uma pessoa trans acadêmica na Linguística.”
Agatha Johanm é estudante do curso de Linguística da UFSCar. Esse é mais um depoimento da campanha ‘Transformação’.