29/1: Dia Nacional da Visibilidade Trans
Hoje celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data, que tem como objetivos celebrar as conquistas e reafirmar a luta cotidiana da comunidade trans, foi escolhida para homenagear um ato político realizado na Câmara dos Deputados em 2004.
Neste dia 29 de janeiro, a UFSCar reforça seu compromisso com o reconhecimento, a dignidade e a valorização das pessoas trans na sociedade. Ao longo dos últimos anos, a Universidade tem avançado de forma consistente em diferentes frentes para garantir o acesso e a permanência desta comunidade. Entre as iniciativas, destacam-se o Projeto Transformação, a produção de materiais audiovisuais e de cartilhas educativas, o incentivo à realização de eventos, a interlocução permanente com o Ambulatório de Sexualidade Humana do Hospital Universitário (HU) e, de modo especial, a implementação da Política de Identidade de Gênero (link externo) e da Política de Acesso e Permanência de Pessoas Trans (link externo).
Em 2025 publicamos o primeiro edital de seleção para ingresso de pessoas trans nos cursos presenciais de graduação da UFSCar. A seleção ainda está em andamento e recentemente teve a classificação geral publicada. Em 2026 vamos receber a primeira turma ingressante pela Política de Acesso e Permanência aprovada no ano passado.
Possibilitar a implementação dessa política é um motivo de orgulho para a Administração Superior. Nós seguiremos trilhando nosso caminho na construção de um ambiente universitário cada vez mais acolhedor, respeitoso e de valorização das diferenças.
Para conhecer e saber mais sobre as ações, iniciativas e produções voltadas à comunidade trans na Universidade, convidamos a comunidade universitária a acessar a página da Coordenadoria de Diversidade e Gênero, vinculada à Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE): https://www.saade.ufscar.br/coordenadorias/genero-e-diversidade.
