UFSCar lança versão audiovisual acessível de edital de seleção para ingresso em 2023

UFSCar lança versão audiovisual acessível de edital de seleção para ingresso em 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar publicou a versão audiovisual acessível (com audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais - Libras) do Edital ProGrad nº 002, de 30 de janeiro de 2023, para ingresso nos cursos de graduação presenciais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Essa é a primeira edição audiovisual em que o principal regulamento da seleção para ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFSCar foi desenvolvido e publicado em formato acessível, na íntegra, conforme determina a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). Destaca-se que, além dos aspectos biopsicossociais da deficiência, a atual versão buscou considerar sua interface com as questões de gênero, étnico-raciais e socioeconômicas.

O trabalho foi coordenado pelo professor do Departamento de Psicologia (DPsi), Leonardo Santos Amâncio Cabral, líder do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade (IDEA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), ambos da UFSCar, e contou com a parceria da equipe da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e o Serviço de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (SeTILS), junto a estudantes do curso de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar). A versão audiovisual acessível do edital foi desenvolvida com base na adequação do texto do edital, realizada em cooperação com a Coordenadoria de Ingresso à Graduação (CIG).

Para aprimoramento contínuo do edital, todas as observações sobre a acessibilidade do documento em texto e/ou em versão audiovisual poderão ser enviadas para o e-mail saade@ufscar.br.

As informações completas sobre a seleção para ingresso na graduação na UFSCar 2023 podem ser acessadas na página de Orientações Gerais para Matrícula 2023 (link externo).

Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar (link externo), ou pelo e-mail da Coordenação de Ingresso na Graduação (CIG), o ingresso@ufscar.br.

Confira: