UFSCar lança campanha com série de iniciativas voltadas para visibilidade trans e diversidade.

No dia 20 de janeiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança a campanha “Transformação”, composta por uma série de iniciativas com o objetivo de dar visibilidade às pessoas transexuais e transgênero da comunidade acadêmica, fomentar a inclusão, promover reflexões e propor ações que possam melhorar a qualidade de vida desta população ao longo de sua permanência na Universidade, seja estudando ou atuando pelo serviço público federal. Ao longo de 2023, campanhas educativas e ações para evidenciar a presença de pessoas trans na Universidade serão desenvolvidas. As ações serão lançadas na primeira reunião do Conselho Universitário (ConsUni) deste ano, quando Ângela Lopes será a primeira pessoa trans empossada como integrante do maior órgão deliberativo, em mais de 50 anos de história da Instituição. A sessão solene será transmitida pelo Canal Oficial da UFSCar no Youtube, a partir das 9 horas.

De acordo com a professora Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar e presidente do Conselho Universitário, a indicação de Ângela como representante da comunidade externa foi encaminhada tendo em vista o compromisso em garantir representatividade e diversidade nos mais diferentes níveis da Universidade. “Somente desta forma, com a participação de todas e todos que juntos e juntas formam a sociedade brasileira, faremos construções sólidas de uma sociedade mais justa e menos desigual. A aprovação da indicação por unanimidade mostra que a gestão está sintonizada com os anseios da comunidade. A participação da Ângela nas discussões vindouras dará visibilidade a um grupo de pessoas atualmente sub-representado. Que possamos seguir dando voz a outros grupos, em busca de equidade nas mais diferentes representações sociais”, afirmou a Reitora.

Dentre as atividades que serão lançadas na sessão do ConsUni, estão uma campanha Educativa sobre “Sexualidade e gênero”, na qual serão abordados em vídeos publicados nos veículos institucionais da Universidade, assim como em seus canais oficiais nas redes sociais, temas como sexualidade, gênero, cis, trans, travestis, não bináries, intersexuais, nome social, banheiro unissex, história do movimento LGBTQIAPN+, dentre outros. Também serão divulgados depoimentos de estudantes trans, servidores trans e demais integrantes trans da comunidade acadêmica da UFSCar, além de profissionais trans formados na Universidade.

Já no dia 27 de janeiro, ocorre a 1ª Feira de Visibilidade Trans da UFSCar. Para o dia 30 de janeiro, está prevista a Mesa-Redonda “Transexuais, Transgêneros e Travestis na Universidade Pública – Conquistas e Desafios”, às 16 horas, no Campus São Carlos da UFSCar. Ainda como parte das ações, atualmente, a UFSCar, em parceria com o Instituto Serrapilheira, recebe inscrições no Edital Pluralizar, voltado a disponibilizar bolsas as pessoas trans da comunidade acadêmica.

As iniciativas são promovidas pelo Grupo de Trabalho (GT) Trans, criado em 2022 por graduandos, pós-graduandos e servidores, pela Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), pelo Instituto da Cultura Científica (ICC) e pelo Núcleo de Apoio a Indissociabilidade de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE) da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar. Mais informações serão divulgadas em breve, no Portal da UFSCar.