UFSCar abre seleção de pessoas trans para graduação presencial em 2026
A UFSCar, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), divulgou o Edital nº 24/2025, que regulamenta a seleção específica para ingresso de pessoas trans nos cursos presenciais de graduação em 2026. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 25 de outubro e 14 de novembro de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em sistemas.ufscar.br/sagui/login.
A seleção para ingresso de pessoas trans em cursos de graduação presenciais, considerando a Resolução ConsUni nº 25, de 25 de abril de 2025, integra a Política de Acesso e Permanência da Pessoa Trans na UFSCar e oferece uma vaga em cada um dos 66 cursos presenciais de graduação da Universidade.
O processo seletivo é realizado por meio da classificação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo a pessoa candidata escolher uma dentre as cinco últimas edições do exame (2021 a 2025) para participar. Além disso, as pessoas interessadas devem ter concluído o Ensino Médio, apresentar autodeclaração de identidade trans - travesti, transexual, transgênero ou não-binária - e também um memorial descritivo sobre sua trajetória de afirmação de gênero.
A verificação das autodeclarações será conduzida pela Comissão Institucional de Verificação da Autodeclaração Trans (Civat), sob responsabilidade da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), com representação da comunidade trans e de pessoas com atuação nas políticas de diversidade.
Todas as informações pertinentes à seleção, incluindo requisitos, etapas e prioridades de convocação, entre outras, constam do edital do processo seletivo, disponível no Portal do Ingresso da UFSCar.
As convocações e demais etapas do processo serão publicadas exclusivamente em ingresso.ufscar.br. Dúvidas e solicitações de esclarecimentos devem ser encaminhadas pela Central de Atendimento ao Ingresso na Graduação.
Publicado por CCS UFSCar em 28 de outubro de 2025.
