Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFSCar estreita laços interinstitucionais para o desenvolvimento de materiais voltados a pessoas com deficiências
Neste segundo semestre de 2024, o Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), do Campus Sorocaba da UFSCar, passou a integrar o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), que tem sede na Faculdade de Ciências da Unesp, campus de Bauru. O CMDTA irá articular grupos de pesquisa, laboratórios universitários e entidades públicas e privadas em uma rede de apoio para atuar no desenvolvimento de equipamentos, materiais e metodologias de ensino e comunicação voltados a pessoas com deficiências. Integram o novo centro pesquisadores da USP, UFSCar, UFABC e da própria Unesp.
Para estreitar as relações interinstitucionais, pesquisadores do NTA participaram no último mês de novembro de dois eventos relevantes sobre inclusão de pessoas com deficiência. O primeiro foi o Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (Lincog), que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro, na USP em São Paulo, e reuniu pesquisadores e professores (com e sem deficiência) para discutir linguagem, acessibilidade e integração.
O segundo foi a 19ª edição da Reatech Brasil 2024 - Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação -, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de novembro de 2024, no São Paulo Expo. O evento, um dos maiores e mais importantes da América Latina, é amplamente reconhecido pela diversidade de temas e iniciativas voltadas à reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, promovendo o combate ao capacitismo e oferecendo espaço para a troca de conhecimento e a promoção de políticas inclusivas.
Conheça o trabalho do NTA em www.nta.ufscar.br.
Fonte: Inforede UFSCar - 06/12/2024.