Nota de Solidariedade e Indignação

NOTA DE SOLIDARIEDADE E INDIGNAÇÃO

Diante da brutalidade da violência cometida contra Duda Negretto — mulher trans, militante e defensora incansável dos direitos à igualdade e à equidade — nós da comunidade UFSCar abaixo assinado, expressamos nossa profunda solidariedade e revolta.

Duda é uma líder e referência viva e potente na luta por justiça, respeito e dignidade. Um símbolo de coragem e representatividade que inspira e fortalece muitas trajetórias. Ferir Duda é ferir toda uma comunidade que resiste e insiste em existir com dignidade.

Essa não é apenas uma agressão contra uma pessoa — é um ataque à vida, à dignidade, ao direito de existir. É mais um episódio de uma realidade cruel que insiste em ferir, invisibilizar e violentar corpos dissidentes, especialmente de pessoas trans e travestis.

Dizemos NÃO à violência, ao ódio, ao silenciamento e a todas as formas de LGBTfobia. Não basta sentir — é preciso agir, denunciar e transformar. A solidariedade, aqui, se faz política: um chamado coletivo à ação e ao posicionamento.

Seguiremos em luta, com Duda e com tantas outras pessoas trans e LGBTQIAPN+ que constroem resistências cotidianas, mesmo quando tudo parece ruir. Seguiremos acolhendo, gritando, protegendo e reivindicando um mundo onde viver com dignidade não seja exceção, mas direito.

Que nossa dor se transforme em força, e que nossa força siga iluminando os caminhos da justiça. Que um dia possamos despertar sem novas notícias de terror, porque todas as vidas, em sua diversidade, sejam enfim respeitadas.

Seguimos sendo resistência. Seguimos ampliando os movimentos. Seguimos por Duda, por nós, por todes.

CCA diretoriadoccaufscar
SAADE @saade_ufscar
PRODIN Acolhe UFSCar @casmufscar
Coletivo Cores da Liberdade @cores_da_liberdade
Coletivo FeminisCar - UFSCar-Ar
GT TRANSFORMAR @gt_transformar
GT LGBTQIAPN+ SINTUFSCar @sintufscar
CASM @casmufscar
CCult @cultura_ufscar
Programa de Pós-Graduação em Educação, em Ciências e Matemática @ppgedcm.ufscar