Diversidade em Saúde é tema de atividade no Departamento de Medicina
Na manhã de 28 de Janeiro de 2025, o Departamento de Medicina realizou uma atividade voltada para a Diversidade em Saúde, por meio da Unidade da Prática Profissional I, que contempla estudantes do 1º ano do Curso de Medicina.
Organizada pelos Professores Augustus Tadeu Relo de Mattos, Aline Aquilante, Cláudia Stefane, Renata Gonçalves e Ana Carolina Ottaviani, a proposta da atividade ensejou abordagens e discussões de temáticas que envolvem a Comunidade LGBTQIA+ nos serviços de saúde, bem como na Universidade, enquanto espaço formativo.
Apesar da formulação de Políticas Públicas direcionadas, as implementações ainda são um desafio na Saúde Pública Nacional, afetando direta e indiretamente a População LGBTQIA+ e suas cidadanias. Trata-se de um tema urgente, especialmente quando pensamos recortes que possuem uma expectativa de vida, muito inferior à média nacional. Além de questões estruturais, não raro, pessoas LGBTQIA+ deixam de procurar os serviços de saúde por constrangimentos, estigmas, além de condutas inadequadas por parte de profissionais, geralmente resultados de lacunas em suas formações no âmbito dos estudos de gênero e sexualidades.
Além de estudantes, professoras e professores do Curso de Medicina, a atividade contou com a participação de Flávio Borges e Alekin Ambrósio, docentes pelos Departamentos de Enfermagem e de Terapia Ocupacional, respectivamente e também de Thiago Loureiro, Coordenador de Diversidade e Gênero pela Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade.