Coordenadoria de Gênero e Diversidade da SAADE em parceria com o GT Trans e outras entidades promoveram o evento “Políticas para promoção, prevenção e cuidados em saúde mental".

No dia 17 de novembro de 2022, a Coordenadoria de Gênero e Diversidade da Secretaria Geral de Ações Afirmativas,Diversidade e Equidade (SAADE), em parceria com GT Trans, Pró Reitoria de Assuntos Comunitários (ProACE), ADUFSCar e SintUFSCar, realizou o evento: Políticas para promoção, prevenção e cuidados em saúde mental: A Universidade e sociedade que desejamos e acreditamos. Representantes do coletivo GT trans e de outros coletivos, como PcD, compuseram a organização do evento e a mesa: Vivências cotidianas que nos afetam, mediada pela Transativista Ângela Lopes, que atualmente atua na secretaria institucional da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e é membra do Conselho Universitário (ConsUni). O evento teve uma mesa institucional, com a participação da vice reitora Maria de Jesus Dutra dos Reis, Djalma Ribeiro Junior e representantes do Departamento de Atenção à Saúde (DeAS) e Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis DeACE - de todos os campi. Também contou com a participação da Professora Elizabete Franco Cruz da Universidade de São Paulo, e das psicólogas, mestras pela UFSCar e mulheres trans Renê Echeverria e Gabriela Zin. O ponto principal do evento foi discutir as experiências da Universidade no campo da saúde mental, debater acerca dos desafios para a promoção da saúde mental no espaço universitário através da busca cotidiana de ações para que a Universidade seja espaço das diversidades, acolhimento e cuidado.