CHAMADA PÚBLICA - BOLSAS NO EXTERIOR PARA MULHERES NEGRAS (PRETAS E PARDAS), QUILOMBOLAS, INDiGENAS E CIGANAS

CHAMADA PÚBLICA





CHAMADA PÚBLICA ATLÂNTICAS MCTI/CNPQ/MIR/MMULHERES/MPI N° 36/2023 PARA BOLSAS NO EXTERIOR (SWE E PDE)

0 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o Ministério da Igualdade Racial- MIR, o Ministério das Mulheres - MMulheres e o Ministério dos Povos Indígenas - MPI tomam pública a presente Chamada e convidam as interessadas a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos.

1. 0bjeto

Selecionar mulheres negras (pretas e pardas), quilombolas, indígenas e ciganas, para desenvolver parte de suas pesquisas doutorais ou projeto de p6s-doutorado no exterior, por meio da concessão de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior (SWE) e p6s-doutorado no exterior (PDE).

  • São objetivos e diretrizes desta chamada:

  1. expandir a trajetória acadêmica das mulheres negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas e ciganas a partir da ampliação do acesso a bolsas de doutorado sanduíche no exterior e pós-doutorado no exterior;
  2. contribuir para estabelecimento de cooperação com centros de pesquisa e universidades estrangeiras;
  3. promover a internacionalização e o desenvolvimento cientifico e tecnologico;
  4. fomentar a capacidade de pesquisadoras brasileiras para a articulação de redes de cooperação acadêmica internacional; e
  5. promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal (por exemplo: escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais).

  • As propostas poderão concorrer nas seguintes faixas:

  • Faixa 1:

  1. Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) - apoio a alunas formalmente matriculadas em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

  • Faixa 2:

Pós Doutorado no Exterior (PDE) - possibilitar as portadoras de título de doutorado a capacitação e atualização de seus conhecimentos por meio de estágio e desenvolvimento de projeto com conteúdo científico ou tecnológico inovador, em instituição no exterior.

O prazo final para submissão de propostas está datado para 31/01/2024. Para melhores informações, conferir o edital completo no site do CNPq, através da página de chamadas públicas, no link: 

CHAMADA PÚBLICA ATLÂNTICAS MCTI/CNPQ/MIR/MMULHERES/MPI N° 36/2023 PARA BOLSAS NO EXTERIOR (SWE E PDE)