8 de Novembro: O Dia da Solidariedade Intersexo

Pessoas intersexo nascem com variações em seus corpos que não se encaixam nas definições normativas de homens e mulheres cis. Essas variações podem ser cromossômicas, hormonais ou externas com uma formação geniturinária que difere do naturalizado pênis ou vulva. As variações também podem aparecer mais tarde nas características sexuais secundárias.

O termo "hermafrodita" já foi usado para se referir a essa população, porém hoje em dia ele é inadequado.

Pessoas intersexo normalmente não se encaixam na concepção binária que temos em nossa sociedade. Aumentar a consciência e falar sobre isso é uma ótima maneira de superar as concepções típicas dos gêneros binários.

O Dia da Solidariedade Intersexo acontece no dia 8 de novembro e é uma celebração especial que marca o nascimento de Herculine Barbin, uma das pessoas intersexuais mais famosas do mundo, cujas memórias foram publicadas por Foucault.

Herculine era uma criança que possuía muitos pelos no rosto e no corpo, o que fez com que sofresse inúmeras violências durante a infância. Em uma consulta médica, quando já era adulta, descobriu ser "hermafrodita"; a partir desse momento, ela foi submetida a vários exames invasivos, teve seu gênero questionado, invalidado, e foi redesignada como "homem" pelo tribunal francês. O impacto psicológico dessas ações a levaram ao suicídio alguns anos mais tarde.

Lembramos dessa data em solidariedade às pessoas que sofreram mutilações genitais, tratamentos hormonais aplicados sem consentimento e todo tipo de preconceito.

@abraintersexo é a Associação Brasileira Intersexo e realiza diversas ações assistenciais e dialoga por políticas públicas de proteção à pessoa intersexo.
Informe-se e junte-se a causa!

Indicações da @antra.oficial para conhecer melhor essa história são:

O artigo "Um corpo estranho: a autobiografia menor de Herculine Barbin", no medium

O vídeo "Herculine Barbin: a história da primeira "hermafrodita" da era moderna", no canal da Dionne Freitas no YouTube

Fonte: Corpas T USP.